08 maio, 2008

Jor-nal!

Bah!, que tri.
O módulo de jornal tá (tava?) o máximo. Penso-me extremamente grande/profissional dizendo "ah, minha matéria já tá pronta..."!

...

O vídeo sobre como se faz jornal deu uma vontade absurda de fazer com que esses 4 anos passem, com categoria, no maior estilo the flash pra poder fazer parte da loucura toda de uma vez.
Achei a tal da impressão (cujo nome eu tinha esquecido e o google, querido, depois de 20 minutos me trouxe: off-set) em placas de metal fotosensíveis bastante genial, mas a não reciclabilidade delas me assustou bastante.



Já deu pra perceber que vida de repórter não é fácil: entrevista, infelizmente, não brota com chuchu, tem que correr atrás - e depois da corrida, cortar metade porque simplesmente não cabe no espaço destinado. Ah!, e o dito do espaço nos leva a ouuuutra aula: a de diagramação. Superhipermegablaster legal! Adorei mexer com aquilo. Até porque deu pra me sentir aliviada...
...explico:

Quando começamos com os vídeos e explicações sobre como se produzem os jornais, eu pensei em pedir isto de natal (se desse, um daqueles robozinhos carregadores de bobinas pra carregar todas as minhas centenas de coisas que pesam também toneladas¬¬), mas depois da diagramação do nosso lindo jornalzinho, posso pedir somente isto (sem diminuição de felicidade) e poupar espaço na minha sala. =]

Sério: é ótimo poder colocar as mãos, nem que só num cantinho, na produção de um jornal assim como aqueles que crescemos vendo nas mãos de nossos pais (guardadas as devidas proporções...). O processo de montagem de jornal estudado faz com que tenhamos maior noção da complexidade - e dos desafios! - da profissão que escolhemos.

As 24 horas dentro de uma redação cansaram até no projetor. Extremamente animador, pelo menos pra mim. Agora é só dedicação pra poder, daqui a uns 5 anos (pra dar tempo de aprender japonês), entrar na redação do Yomiuri Shimbun e berrar um sonoro "parem as máquinas!!!" pra, obviamente, ser atendida absurdamente de imediato.

o.O

^^

Nenhum comentário: